A Jungheinrich está a automatizar o abastecimento de materiais para a produção de motores da Audi, em Györ, na Hungria.
Para esta finalidade estão a ser utilizados seis reboques sem condutor EZS 350a. Numa rota com 1.000 metros, os reboques automatizados fazem um total de 57 paragens, em diferentes áreas da produção - 50 delas ao longo da linha de montagem.
A Audi Hungaria desenvolve e produz tecnologia de acionamento para o Audi AG e outras marcas do Grupo VW. Desde a sua fundação em 1993, já foram produzidos nesta fábrica mais de 39 milhões de motores.
Equipados com tecnologia de navegação moderna e componentes de segurança, os reboques automáticos permitem automatizar transportes de rotina na produção de motores de forma fiável e segura. Ao longo de um percurso de 1.000 metros, os reboques automatizados deverão ser usados numa operação mista com equipamentos industriais manuais em três turnos, sete dias por semana.
A cada viagem, um EZS 350a pode transportar até 5.000 kg de peças diferentes para a montagem de motores. Para este propósito estão a ser usados diferentes modelos de reboque que são carregados manualmente com cargas completas em três estações. Em seguida, os reboques seguem de forma independente pela área de montagem e são descarregados nas várias paragens. Na volta, transportam recipientes da produção de volta à área de logística.
"A Audi Hungaria é a maior unidade de produção de acionamentos do mundo e o fornecedor central de muitas marcas do Grupo Volkswagen. É por isso que somos obrigados a usar as tecnologias mais recentes e estamos constantemente a trabalhar em melhorias de eficiência e otimização de processos. Aqui, promovemos tanto a produção 'inteligente' quanto a logística 'inteligente'. Nesse contexto, a automação dos nossos processos logísticos é um passo importante que contribui para aumentar a nossa competitividade através de uma maior eficiência", afirma Robert Buttenhauser, Board Member for Production Drives da Audi Hungaria.
"O comissionamento da solução de automação ocorreu com as operações de produção em andamento. Isto tornou o projeto complexo", explica John Erkenbrecher, que, como gestor de projeto, é responsável pelas vendas técnicas da Jungheinrich Logistiksysteme GmbH. "Basicamente, a integração é implementada como um sistema autónomo com uma aplicação de reboque especial e um interface gráfico do utilizador para a gestão de horários. As ordens de trânsito são atribuídas através do Interface Logístico da Jungheinrich, que regista os códigos de barras dos reboques, usando scanners manuais integrados no sistema. " O sistema está integrado no panorama global da Audi através da Audi Traffic Control Interface, que é usado para controlar periféricos externos, como semáforos e portões de proteção contra incêndio.
Durante o seu desenvolvimento, a Jungheinrich projetou o sistema de forma a que o EZS 350a pudesse ser facilmente integrado no panorama de rede e IT existente em cada cliente. Por exemplo, a estrutura WLAN existente pode ser usada para comunicação com os equipamentos de movimentação. Se um sistema anfitrião existente, como o Jungheinrich WMS ou outro sistema WMS/ERP, for usado, o equipamento de movimentação sem condutor (AGV) pode conectar-se a esse sistema através do Interface Logístico da Jungheinrich.
O EZS 350a tem um sistema próprio de orientação por meio de navegação a laser. Para isto, refletores são fixados em objetos adequados presentes ao longo do percurso, como estantes, colunas e paredes ou marcos naturais. Isso permite posicionar os veículos nas estações pré-definidas, com precisão milimétrica.
O EZS 350a é acionado por um motor de corrente trifásica de 24 V. O motor não necessita de manutenção e é particularmente eficiente em termos de energia. Está disponível com a moderna tecnologia de iões de lítio, que garante tempos de carregamento rápidos, isenção de manutenção e uma longa vida útil.