Um shuttle tem muitas vantagens: da elevada capacidade de desempenho no enchimento ou esvaziamento de um canal de paletes, passando pela ausência de colisões no armazenamento e desarmazenamento de paletes, até ao excelente aproveitamento do espaço, devido à altura reduzida dos níveis de estanteria.
A utilização consequente do espaço de armazenamento é possível através dos nossos sistemas de shuttle, constituídos por transportador, equipamento portador e estanteria de canal. A estanteria proporciona espaço suficiente em largura e em altura para diversos canais de paletes. A reduzida necessidade de espaço a nível da altura, por cada nível de canal, permite uma utilização eficiente da altura de armazenamento. Qualquer empilhador da Jungheinrich com capacidade de carga residual suficiente pode ser utilizado como equipamento portador.
O shuttle de estanterias revela-se particularmente eficiente quando há armazenamentos e desarmazenamentos repetidos no mesmo canal de paletes. O shuttle é recolhido nos garfos do equipamento portador e colocado no canal de paletes. Aí desloca-se autonomamente por baixo das paletes armazenadas, sem estar ligado ao equipamento portador. Depois da deposição da primeira palete e de ter sido acionado o botão de arranque no terminal de comando, o comando executa autonomamente todos os movimentos de marcha e de elevação necessários. Os sensores detetam a posição das paletes armazenadas e evitam desse modo qualquer colisão durante o armazenamento e recolha de novas paletes. Durante a marcha do transportador, o condutor do empilhador pode recolher outra palete e iniciar o armazenamento seguinte.
O terminal de comando e o controlo do shuttle comunicam através de uma direção via rádio bidirecional. O terminal de rádio está colocado em posição ergonómica no campo de visão do condutor. Com as suas teclas de funções compreensíveis e a apresentação de informações muito claras, o comando é fácil de manusear. O terminal pode ser utilizado como unidade móvel ou, em alternativa, de forma virtual sobre o ecrã tátil de outro terminal de dados via rádio existente.
Diversas variantes do sistema de shuttle permitem a utilização de diferentes suportes de carga, como europaletes ou paletes industriais, no mesmo sistema de estanteria, devido a sensores que detetam automaticamente as dimensões das paletes. Também é possível o armazenamento e recolha segundo os princípios LiFo (Last-In-First-Out) e FiFo (First-In-First-Out) sem qualquer dificuldade. No esvaziamento completo de um canal, por exemplo, para um pedido de entrega, o shuttle de estanterias transporta automaticamente todas as paletes do canal para o lado de desarmazenamento, onde são recolhidas por um empilhador e transportadas para a saída de mercadorias. Esta função é também possível quando não se pretende desarmazenar todas as paletes, mas apenas um número definido. No caso de não estar previsto nenhum armazenamento ou desarmazenamento, todas as paletes podem ser automaticamente transportadas para o lado de desarmazenamento. Para o funcionamento eficiente de um armazém de refrigeração é particularmente importante um elevado nível de aproveitamento do espaço. O shuttle de paletes na versão para câmaras de congelação permite possibilidades de aplicação até –30 °C. Um segundo conjunto de baterias com estação de carga aumenta consideravelmente a disponibilidade operacional.
Em caso de estanterias de grandes dimensões, um terminal rádio permite selecionar até 69 transportadores diferentes. Para tal, o condutor simplesmente altera a identificação no terminal rádio para aceder ao próximo transportador. Um sistema de proteção de pessoas opcional impede o acesso não autorizado a um canal de paletes ou a um corredor de trabalho. Caso seja emitido um alarme, os transportadores dos shuttles de estanterias são imobilizados. Os empilhadores autorizados, automaticamente detetados, não são impedidos de realizar operações na estanteria.