Jungheinrich – líder mundial em soluções para intralogística
As suas soluções
As suas soluções
As suas soluções
Tecnologia de Iões de Lítio by Jungheinrich
Tecnologia de Iões de Lítio by Jungheinrich
As suas soluções
As suas soluções
As suas soluções
As suas soluções
Jungheinrich – líder mundial em soluções para intralogística
Produtos
Produtos
Empilhadores de aluguer
Produtos
Produtos
Jungheinrich – líder mundial em soluções para intralogística
Sistemas
Sistemas
Sistemas de armazenamento automáticos
Sistemas de armazenamento automáticos
Sistemas
Sistemas
Jungheinrich – líder mundial em soluções para intralogística
Jungheinrich – líder mundial em soluções para intralogística
Sobre nós
Sobre nós
Sobre nós
Os nossos empilhadores a diesel e a gás são eficazes e resistentes. Com uma capacidade de carga entre 1,6 e 5 toneladas, garantem a potência necessária na movimentação de mercadorias e na rentabilidade no armazém e na produção.
Procura sobretudo empilhadores potentes para utilização no exterior? Nesse caso aconselhamos-lhe os nossos equipamentos com motor de combustão – empilhadores a diesel e a gás – que funcionam de forma fiável mesmo em condições extremas, em ambientes com sujidade ou poeira e em superfícies irregulares.
Consoante o modelo, as nossas máquinas têm uma capacidade de carga de até cinco toneladas. Seja qual for o modelo que escolher, o manuseamento é bastante fácil: o depósito dos empilhadores a diesel enche-se em poucos minutos e no caso dos empilhadores a gás, a botija troca-se num abrir e fechar de olhos.
O que se esconde dentro dos nossos empilhadores a diesel e a gás já deu provas diversas vezes: são os potentes motores, já testados na produção em série da indústria automóvel. Ainda com poucas rotações conseguem um binário elevado, perfeito para o trabalho diário no armazém ou na produção. Esta moderna tecnologia de motorização combinada com um sistema de software desenvolvido na Jungheinrich confere aos equipamentos uma elevada eficiência energética. Na realidade, têm um consumo de combustível extremamente baixo e emissões de gases igualmente reduzidas. Outra das vantagem é ter uma emissão de ruído mínima. Tanto os empilhadores a diesel (DFG) como os empilhadores a gás (TFG) são muito silenciosos.
Aproveite as vantagens dos nossos empilhadores a diesel e a gás de última geração equipados com acionamento hidrostático, como o DFG/TFG 425s/430s/435s. Uma vez que esta tecnologia recorre a poucos elementos mecânicos, estes equipamentos requerem pouca manutenção. Estes empilhadores robustos com grande versatilidade de aplicação e equipados com conversor de binário distinguem-se pela sua capacidade de desempenho particularmente elevada: em comparação com os equipamentos da concorrência, oferecem mais capacidade de desempenho com um menor consumo.
Um empilhadoré um equipamento de movimentação de carga com três ou quatro rodas utilizado principalmente para a movimentação e o transporte internos de bens e mercadorias. Ao contrário de outros equipamentos mais simples, os empilhadores têm a sua própria propulsão e um mastro, o que permite não só recolher como também empilhar cargas.
O empilhador deve o seu nome ao porta-garfos, que é normalmente utilizado para recolher paletes e caixas-palete. O porta-garfos é normalmente composto por dois ou, mais raramente, vários garfos de aço, os quais são denominados dentes. Apesar de outros tipos de equipamento de movimentação de carga terem também garfos, não pertencem à categoria de empilhador, pois devem o seu nome a outros aspetos mais distintos, como o empilhador de mastro retrátil.
Os empilhadores são normalmente utilizados para movimentar mercadorias, como seja carregar e descarregar camiões e veículos maiores. Os empilhadores também são utilizados para o típico transporte interno, como seja abastecer uma unidade de produção ou armazenar mercadorias. Também podem ser utilizados para fins especiais, como seja a montagem e desmontagem de feiras e exposições.
Os empilhadores são utilizados em várias áreas, consoante o seu tipo e a sua aplicação. No geral, contudo, os empilhadores são essenciais para a movimentação e o transporte de mercadorias em praticamente todos os setores. Isto aplica-se ao setor automóvel e à indústria transformadora, bem como à indústria alimentar e de bebidas e às empresas de logística. Os empilhadores são utilizados tanto em espaços interiores (por ex., pavilhões e armazéns) como em espaços exteriores (por ex., nas instalações das empresas, no porto e no aeroporto ou em locais de eventos).
As aplicações possíveis variam em função do tipo de propulsão: Os empilhadores elétricos podem ser utilizados tanto em espaços interiores como exteriores, enquanto os empilhadores a gás ou diesel apresentam alguns impedimentos. Os empilhadores a gás têm de obedecer a regulamentos especiais de segurança e emissões para poderem ser utilizados em espaços interiores. Os empilhadores a diesel são basicamente utilizados apenas no exterior.
O modo de funcionamento de um equipamento de movimentação de carga depende do seu tipo e da sua montagem. Em geral, o seu funcionamento baseia-se na denominada unidade de elevação, que consiste no mastro de elevação e no porta-garfos. Os garfos do equipamento de movimentação de carga permitem colocar o mecanismo de elevação por baixo das paletes e outras cargas para levantá-las. Depois, estas são normalmente elevadas para transporte ou empilhamento por meio de um mastro de elevação, um êmbolo hidráulico e correntes de elevação. Além de porta-garfos com garfos, também é possível utilizar outros dispositivos de recolha da carga como mandris, garras ou contentores basculantes em carregadores frontais e outros tipos de empilhadores.
Os empilhadores de garfo, também conhecidos como empilhadores contrapesados, são, no sentido mais estrito da palavra, os chamados carregadores frontais, que funcionam com base no princípio de contrapeso. Os garfos estão localizados na parte dianteira do empilhador. O peso da carga recolhida pelos garfos é contrabalançado por um contrapeso elevado correspondente, localizado na parte traseira.
Existem também outros tipos especiais de empilhador. Estes incluem o denominado empilhador de mastro retrátil, que impele o mastro para a frente e depois para trás para recolher a carga, de forma que o centro de gravidade da carga deixe de estar na parte dianteira e passe a estar entre os eixos do empilhador. Os stackers para estanteria alta, utilizados para carregar e descarregar mercadorias num sistema de estanteria em armazéns de estanteria alta, e os order pickers, cuja principal finalidade de utilização é recolher mercadorias de acordo com ordens específicas, são outros tipos de empilhador.
Outra variante é o denominado porta-paletes manual, embora normalmente não seja considerado um empilhador típico. Os stackers com operador apeado também são denominados empilhadores de grande elevação e são geralmente incluídos na categoria dos equipamentos de elevação.
No que toca a propulsão, é feita uma distinção fundamental entre empilhadores com motores elétricos e empilhadores com motores de combustão interna (CI).
Os empilhadores eletromotrizes obtêm a sua energia da bateria do empilhador. Neste caso, utiliza-se baterias de chumbo-ácido e baterias de iões de lítio.
Nos empilhadores com motor de combustão, faz-se a distinção entre empilhadores a diesel e empilhadores a gás ou GPL. Os últimos funcionam a gás natural ou a gás líquido (GPL, ou gás de petróleo liquefeito), dependendo do seu tipo. Apesar de os empilhadores a gasolina também pertencerem à categoria dos empilhadores com motor de CI, raramente são utilizados na União Europeia.
Além disso, faz-se a distinção entre propulsão hidrostática e propulsão hidrodinâmica nos empilhadores com motor de CI. A propulsão hidrodinâmica encontra-se normalmente nos empilhadores com motor de CI mais simples, também denominados "stackers verticais", e é adequada para tarefas de transporte. A propulsão hidrostática, por seu lado, é geralmente associada a aceleração mais rápida, direção mais precisa e marcha atrás facilitada. Isto faz com que os empilhadores com propulsão hidrostática sejam ideais para movimentação de mercadorias, como a carga e descarga de camiões.
As vantagens dos empilhadores elétricos incluem a sua elevada eficiência e versatilidade. Uma vez que estes empilhadores não produzem emissões, podem ser utilizados tanto em espaços interiores como exteriores. O funcionamento silencioso e isento de emissões protege os funcionários e protege o ambiente.
Comparados aos empilhadores com motor de CI, os empilhadores com baterias de iões de lítio são particularmente apelativos devido aos seus custos de operação e manutenção extremamente reduzidos.
Uma possível desvantagem dos empilhadores elétricos com baterias de chumbo-ácido é o facto de poder ser necessário trocar as baterias mais frequentemente quando são utilizados de forma muito prolongada e intensiva. Contudo, devido à sua eficiência energética muito superior, os empilhadores contrapesados e outros tipos de equipamento de movimentação de carga com baterias de iões de lítio não sofrem deste problema.
Por outro lado, a maioria dos equipamentos de movimentação de carga elétricos exige normalmente boas condições de piso, especialmente em termos de altura de passagem e proteção contra poeira ou sujidade. No entanto, a Jungheinrich também desenvolve e produz equipamentos de movimentação de carga elétricos que são especialmente concebidos para utilização no exterior.
Nos empilhadores com motor elétrico, utiliza-se dois tipos principais de baterias: baterias de chumbo-ácido e baterias de iões de lítio. As últimas oferecem algumas vantagens convincentes e estão a impor-se como a nova norma. As baterias de iões de lítio, por exemplo, são mais amigas do ambiente, mais eficientes em termos energéticos e oferecem um bom desempenho contínuo mesmo quando já estão parcialmente descarregadas. Também não requerem manutenção e gozam de uma vida útil prolongada.
Os nossos stackers a iões de lítio são a combinação ideal de empilhador, bateria de iões de lítio e tecnologia de carregamento.
Em geral, os empilhadores a diesel ou gás são mais potentes, pelo que são capazes de lidar com cargas pesadas e tarefas difíceis em, por exemplo, ambientes de trabalho poeirentos e desnivelados. Contudo, os empilhadores elétricos da Jungheinrich, pioneira na tecnologia de iões de lítio, são agora tão potentes que, em muitos casos, são equiparáveis aos empilhadores com motor de CI e ainda ganham pontos pela sua superior eficiência.
A vantagem dos empilhadores com motor de CI é a sua capacidade de lidar com pisos desnivelados e estarem sempre prontos a ser utilizados graças a um tempo de carregamento nulo. A desvantagem dos empilhadores com motor de CI é apresentarem custos de operação e valores de ruído e emissões mais elevados, pelo que são normalmente utilizados apenas no exterior.
Os empilhadores a gás são movidos a gás natural ou GPL. O GPL consiste numa mistura de gás propano e butano.
A capacidade de elevação dos empilhadores varia em função da sua montagem e do seu sistema de propulsão. Os empilhadores contrapesados da Jungheinrich conseguem elevar cargas com até 5t de peso, sendo que a capacidade de carga diminui consoante aumenta a altura de elevação. Consulte as fichas técnicas dos nossos produtos para obter detalhes sobre a capacidade de carga de cada modelo de empilhador.
A altura de elevação dos empilhadores depende de vários fatores. Os empilhadores contrapesados da Jungheinrich conseguem atingir alturas de até 7,5 m. Para obter detalhes sobre a altura de elevação real dos vários modelos de empilhador, consulte as fichas técnicas dos nossos produtos.
A velocidade máxima dos empilhadores varia. Dependendo do modelo, os empilhadores contrapesados da Jungheinrich conseguem atingir velocidades de até 22 km/h sem carga. Consulte as fichas técnicas dos nossos produtos para obter detalhes sobre a velocidade real que cada modelo de empilhador consegue atingir com e sem carga.
Sim. Como parte da nossa montagem especial, também pode obter os chamados empilhadores à prova de explosão do nosso centro de competências antiexplosão que cumpram totalmente os seus requisitos de segurança em zonas potencialmente explosivas. Por conseguinte, a Jungheinrich oferece-lhe soluções seguras para utilizar empilhadores em ambientes com vapores e gases inflamáveis e poeiras ou pólvoras explosivas, por exemplo, nos setores químico e farmacêutico.
Os nossos empilhadores protegidos contra explosões pertencem sempre à série mais recente, pouco diferem dos seus congéneres convencionais em termos de design e desempenho e apresentam os mais altos padrões de ergonomia. Técnicos de assistência especialmente formados em proteção contra explosões asseguram que o seu empilhador protegido contra explosões permanece completamente operacional ao longo dos anos e é aprovado com distinção em todos os testes exigidos por lei.
Sim. Os nossos empilhadores garantem a máxima fiabilidade funcional mesmo a -20 °C. Podem ser equipados com cabines para armazenamento de frio e vários tipos de janela como opção de configuração.
Em geral, todos os empilhadores da Jungheinrich, sejam empilhadores de garfo, empilhadores de mastro retrátil, order pickers ou stackers para estanteria alta, têm uma cabine do condutor. Para uma utilização segura em diferentes ambientes e em condições meteorológicas variáveis, a Jungheinrich dispõe de modelos de empilhador com uma cabine do condutor fechada.
O termo "stacker" é muitas vezes utilizado como sinónimo de "equipamento de movimentação de carga". No entanto, esta designação enfatiza a capacidade de o equipamento de movimentação de carga não só elevar mercadorias paletizadas, como também a capacidade de as empilhar. Contudo, como isto também se aplica a outros equipamentos de movimentação de carga, o termo geral "empilhador" não abrange apenas o empilhador no sentido mais estrito (ou seja, o empilhador contrapesado), mas também outras variantes, como empilhadores de mastro retrátil, stackers para estanteria alta, order pickers e stackers com operador apeado.
O termo "carregador frontal" abrange todos os equipamentos de movimentação de carga cujo porta-garfos ou cujos garfos se encontrem na parte dianteira. Além disso, a cabine ou o assento do condutor está normalmente virado para a direção da marcha. Um equipamento de movimentação de carga típico é considerado um carregador frontal.
O empilhador de garfo comum, sendo o que é mais amplamente utilizado, funciona de acordo com o chamado princípio de contrapeso. Isto significa que o peso da carga nos garfos dianteiros é contrabalançado por um contrapeso na parte traseira. Quando dizemos empilhador de garfo, estamos a falar de um empilhador contrapesado.
O termo "equipamento de movimentação de carga conduzido a pé" é usado bastante raramente e significa um equipamento de movimentação de carga que é controlado por um operador apeado em vez de um condutor. Estes equipamentos de movimentação de carga são guiados por uma barra de tração e são também denominados "empilhadores de grande elevação". Na prática, não são considerados empilhadores, mas porta-paletes.
Em princípio, é possível utilizar qualquer empilhador com motor elétrico num armazém. Se forem observados regulamentos estritos de segurança e emissões, também é possível utilizar pontualmente empilhadores a gás num armazém. Por regra, os empilhadores a diesel estão excluídos da utilização em espaços interiores.
Para utilização no exterior, recomendamos todos os empilhadores com motor de CI, como os empilhadores a diesel ou GPL. Em geral, os empilhadores com motor elétrico são menos adequados para utilização no exterior porque apresentam requisitos mais estritos em termos de altura de passagem e proteção contra poeira ou sujidade. Contudo, a Jungheinrich também desenvolve empilhadores com motor elétrico que se adequam à utilização no exterior sem qualquer problema.
Dependendo da largura do corredor de trabalho, é possível utilizar variados empilhadores elétricos num armazém. Isto é especialmente aplicável aos nossos compactos empilhadores elétricos de três rodas da série 1, os quais apresentam dimensões extremamente compactas, uma largura de apenas 990 mm e são ideias para uma utilização segura mesmo em corredores de trabalho estreitos. Contudo, para o típico armazém de corredores de trabalho estreitos, continuam a ser recomendados empilhadores de mastro retrátil ou stackers para estanteria alta em vez de empilhadores contrapesados.
Pode encontrar os manuais do utilizador correspondentes aos nossos empilhadores como documentos PDF para transferência na nossa página de pesquisa de manuais de instruções.
Se a sua frota de veículos ainda não inclui um empilhador de alto desempenho que consiga realizar fiavelmente uma variedade de tarefas de armazém, então não tem de se preocupar. Pode entrar em contacto com os nossos consultores especialistas preenchendo um formulário de pedido de informações sobre um produto. Terão todo o prazer em ajudá-lo a escolher os empilhadores ideais para si. Também pode adquirir caixas de transporte e armazenamento adicionais e outros acessórios de equipamento de movimentação de carga para a sua frota de equipamentos de movimentação de carga na Jungheinrich PROFISHOP.
Se não quiser comprar um empilhador a pronto e pretender saber mais sobre as opções de financiamento disponíveis para estas práticas ferramentas de armazém, os consultores financeiros da Jungheinrich estão aqui para ajudá-lo. Em conjunto, iremos determinar se a opção ideal para si é comprar a prestações, leasing ou um contrato de locação de um equipamento de movimentação de carga.
Temos também todo o prazer em falar de soluções de curto prazo: Caso tenha de lidar com picos de procura ou com um aumento sazonal das necessidades de movimentação de mercadorias, disponibilizamos empilhadores para aluguer temporário através do serviço de consultoria de aluguer de empilhadores.
Newsletter
Subscrever agora