• Robot móvel EAE 212a para transporte piso-a-piso flexível
• Integração fácil e rápida em ambientes de armazém já existentes
• Escalável no futuro graças a nova ferramenta de modelação
A Jungheinrich apresentou o novo robot móvel do futuro na LogiMAT 2023, feira de intralogística a decorrer em Estugarda. Graças à interação ideal do robot móvel autónomo (AMR) EAE 212a, o sistema de controlo e a toolchain, esta solução pode ser facilmente integrada em qualquer armazém, permitindo aumentar o desempenho e a eficiência.
"Quando usado no armazém, o EAE 212a impressiona pela sua integração simples, máxima flexibilidade e escalabilidade. É assim que representa nada menos do que o futuro da intralogística", diz Christian Erlach, Board Member para as Vendas.
AMR de última geração O EAE 212a foi projetado para a automação de aplicações de nível baixo. Graças ao seu design de chassis patenteado pela Jungheinrich, a sua largura de apenas 790 mm é ainda mais estreita do que uma Euro-palete. Isto permite transportes manobráveis e ágeis floor-to-floor a velocidades de até 6 km/h. Ao mesmo tempo, o veículo pode mover cargas que pesam até 1,2 t de forma segura e estável. "O EAE 212a complementa de forma ideal o nosso portfólio existente de robots móveis e é perfeitamente adequado para o abastecimento e escoamento das vias de entrada e saída de mercadorias", diz Christian Erlach. O EAE 212a navega totalmente sem marcos artificiais. As demoradas medidas de preparação no armazém pertencem, portanto, ao passado.
Fácil integração em armazéns existentesAo desenvolver a sua nova solução de robots móveis, a Jungheinrich colocou ênfase particular na interação ideal entre o hardware e o software, bem como na sua rede e integração no sistema geral. A fim de criar uma solução abrangente, a empresa usou o seu extenso know-how de equipamentos de movimentação de carga, bem como a sua experiência em processos e software, e focou-se numa toolchain de ponta-a-ponta com o Jungheinrich Mobile Robot Control (MRC). O Jungheinrich MRC inclui gestão central de pedidos, controlo de equipamentos, uma ferramenta de modelagem e visualização em tempo real. Graças à nova ferramenta de modelagem, o planeamento do projeto para a solução de robot móvel baseada no EAE 212a é possível em poucas horas. Para projetos simples é mesmo possível em apenas 30 minutos.
Escalabilidade para o futuroA nova toolchain, parte integrante da solução do robot móvel, permite uma adaptação rápida e descomplicada das áreas de tráfego e viagens quando as necessidades e os requisitos de um armazém mudam. Desta forma, AMRs EAE 212a adicionais podem ser facilmente adicionados a um armazém e os projetos podem ser expandidos num curto prazo. Assim, a nova solução de robot móvel da Jungheinrich é projetada para uma máxima escalabilidade. O EAE 212a pode ser usado como uma solução independente ou conectado ao sistema anfitrião existente no armazém. Graças à compatibilidade do sistema de controlo baseado no standard VDA-5050 e uma plataforma de software preparada para o futuro, a solução de robot móvel é orientada para lidar com quaisquer desafios futuros no ambiente de armazém.
Flexibilidade na utilizaçãoDevido ao seu elevado grau de autonomia, o EAE 212a encontra as suas próprias soluções durante o funcionamento: pode evitar obstáculos de forma flexível e continua o seu trabalho mesmo sem intervenção humana. Graças ao seu reconhecimento de alvo, o EAE 212a também é capaz de detetar paletes que não estão exatamente na posição desejada. Isso torna possível integrar o sistema em processos manuais, mesmo em armazéns desordenados.
Interação homem-máquinaDurante o desenvolvimento do EAE 212a, a Jungheinrich também se concentrou na comunicação simples e intuitiva entre o homem e a máquina. Com informações imediatas e inequívocas na estação de controlo, faixas de LED para visibilidade clara à distância ou o display a curta distância, os utilizadores do EAE 212a têm todas as informações importantes disponíveis. Isso ajuda a solução de robot móvel a alcançar um alto nível de aceitação entre os funcionários.