O novo centro logístico da Wärtsilä incorpora a tecnologia intralogística de ponta da Jungheinrich e da DHL Supply Chain. Enquanto a DHL Supply Chain é responsável pelo planeamento global da solução para a sede, a Jungheinrich implementou as soluções de intralogística para o centro logístico.
O centro de logística faz parte do Centro de Tecnologia Sustentável da Wärtsilä - um centro de I&D e produção localizado em Vaasa, Finlândia. Cobrindo uma área de aproximadamente 14.500 m2, os trabalhos de construção do centro de logística começaram em junho de 2020 e foram concluídos no final de 2021. As funções de logística foram então transferidas para as novas instalações na primavera de 2022. A DHL Supply Chain e a Wärtsilä conceberam em conjunto um conceito de logística optimizado para o Centro de Tecnologia Sustentável e determinaram que a solução de automação da Jungheinrich poderia ser incorporada sem problemas.
Servir as operações do Hub de Tecnologia Sustentável e o ecossistema local da forma mais eficiente e flexível possível foi crucial no que diz respeito ao centro de logística e às suas soluções logísticas. Para garantir isso, a Jungheinrich forneceu ao hub um armazém de corredor estreito, camiões de corredor estreito EKX e um armazém automatizado de pequenas peças operado com um transelevador de pequenas peças Jungheinrich. O armazém de corredores estreitos foi concluído em dezembro de 2021 e o armazém de pequenas peças foi entregue à Wärtsilä em 2022.
O armazém de corredores estreitos contém 21.600 posições de paletes e a sua altura de recolha de encomendas de aproximadamente 16,5 metros é atualmente a mais elevada da Finlândia. Quatro camiões combinados semi-automáticos equipados com um sistema de navegação de armazém de última geração são operados no armazém de corredores estreitos. O armazém automático de peças pequenas, com 18 metros de altura, tem 15.000 compartimentos. Inclui também quatro estações de recolha e uma estação de tratamento de erros. Em conjunto, estas soluções de automação permitem um fluxo de material muito rápido no centro de logística da Wärtsilä.
O novo modelo operacional racionaliza os fluxos de materiais do centro para as instalações de produção e contribui para reduzir o transporte de materiais na área urbana, diminuindo assim a pegada de carbono e o ruído relacionados com o transporte.