A ThyssenKrupp automatizou o seu transporte interno com um sistema de transporte sem condutor (AGV-S). Este movimenta peças de carris para elevadores de escada entre as diversas estações de trabalho. Uma flexibilidade otimizada e requisitos de espaço mínimo foram os fatores chave para esta escolha.
A ThyssenKrupp produz carris para elevadores de escada na sua fábrica holandesa em Krimpen aan den IJssel. O departamento de produção de carris procurou uma solução flexível e de elevado desempenho para a movimentação interna de materiais de forma a otimizar os processos de produção.
O objetivo era sincronizar os processos de trabalho e minimizar os erros através da automatização, aliviando, ao mesmo tempo, a carga dos funcionários, ao eliminar interrupções no trabalho devido ao transporte interno. O espaço restrito deveria ter tido em consideração, assim como a opção de localizar os materiais dentro do processo de produção.
O transporte automatizado de materiais entre fases de produção individuais era o objetivo pretendido — sendo, ao mesmo tempo, tão flexível quanto possível.
O departamento de produção de carris tem seis núcleos de produção diferentes para o processamento de tubos e perfis de estanteria. Cada um destes é responsável por uma fase de produção específica. Como resultado, os materiais visitam cada uma destas estações.
Para manter a máxima flexibilidade possível, eles optaram por um sistema de transporte sem condutor (AGV-S). Um monocarril e uma correia transportadora fixa não seriam suficientemente flexíveis para lidar com alterações na disposição da produção. Um único AGV-S é suficiente, uma vez que várias peças do carril são reunidas para o transporte. Se a capacidade necessária tiver de ser aumentada no futuro, a integração de AGV-S adicionais no sistema será um processo simples.
A ThyssenKrupp optou pelo nosso sistema de transporte sem condutor para uma solução logística pioneira e alargada, composta por um porta-paletes elétrico operado por timão e uma ligação ao sistema anfitrião.
O ERC 215a é um equipamento controlado automaticamente com base num empilhador padrão da Jungheinrich. Devido à navegação por laser e à triangulação, o stacker elétrico sem operador serve 28 locais na fábrica e transporta até oito pilhas de perfis de estanteria ao mesmo tempo. O software de logística monitoriza a sequência de encomendas que são processadas autonomamente. Para evitar ferimentos ou danos, o empilhador está equipado com uma série de sensores de segurança. Este pára imediatamente se um obstáculo bloquear o seu caminho. Assim que a sua rota estiver de novo livre, o AGV-S prossegue automaticamente o seu caminho.
Atualmente, a eficiência e o valor são mais importantes dentro da produção, as paletes podem ser localizadas dentro de fases de produção individuais e a carga de trabalho da equipa da ThyssenKrupp foi consideravelmente reduzida.