Com o aumento da procura, a ECS Paneermeel nos Países Baixos continuou a aumentar a produção — e depressa ficou sem espaço para toneladas de pão ralado. Conseguimos fornecer o espaço de armazenamento necessário e também melhorar a eficiência com um sistema de armazenamento de várias profundidades.
A ECS Paneermeel Industrie B.V., uma subsidiária da empresa holandesa De Korrel Beheer B.V., é um dos maiores produtores de pão ralado na Europa. Para além dos produtos comuns, a empresa alimentar fornece também produtos feitos à medida, como grãos especialmente dimensionados ou misturas especiais. A procura está a aumentar rapidamente, de tal modo que, recentemente, a produção alcançou níveis recorde de 25 milhões de quilogramas por ano. A ECS não conseguia armazenar esta quantidade no seu armazém em Barneveld. Por este motivo, fomos incumbidos de expandir a capacidade e também de aumentar a eficiência e a flexibilidade do armazém. Além disso, era importante para o cliente a implementação do princípio FIFO (First-In First-Out) no armazém. A nossa solução foi um sistema de armazenamento de várias profundidades com um UPC (Under Pallet Carrier).
A estrutura do armazém na ECS era composta, sobretudo, por estanterias drive-in. Contudo, a nova solução integral com uma estanteria de canais, equipamento básico e um mecanismo de deslize da carga tem diversas vantagens. Entre outras coisas, esta permite o armazenamento de alta densidade e o armazenamento semiautomático de paletes, sendo, portanto, particularmente económica. O UPC é a base do sistema de armazenamento de várias profundidades. Passar sob as paletes com garfos padrão garante que é possível continuar a encher e a recolher itens de acordo com o princípio FIFO. O enchimento dos canais em lotes significa que o UPC oferece um desempenho ideal. Para evitar períodos de imobilização, os operadores podem controlar o UPC durante a aproximação, uma vez que o terminal de comando está integrado num suporte ao alcance do operador no empilhador. A empresa beneficia de uma eficiência consideravelmente mais elevada durante o carregamento.
«Devido ao sistema de armazenamento de várias profundidades da Jungheinrich com UPC, conseguimos armazenar um lote completo num único canal, sem quaisquer efeitos sobre a densidade de armazenamento dos canais superiores ou inferiores. Estamos consideravelmente mais flexíveis.», afirma o proprietário John Dokter, ao explicar o motivo da escolha da nossa solução. O bem-estar dos seus funcionários no armazém também era importante para Dokter. A semiautomatização oferece uma segurança consideravelmente melhorada.